top of page

Entenda o que Protocols e o Caribe têm em comum


Você decidiu passar suas próximas férias numa pousada topzeira de Cancún, que fica de frente pro mar do Caribe. O mexicano dono da pousada não é nada bobo e fez um contrato pra você assinar. Ele quer se sentir mais seguro e tranquilo, uma vez que vocês dois terão um acordo bem descrito e devidamente assinado de quais serão suas obrigações pra manter a pousadinha dele bonitona.


Você leu o contrato e viu que ele apenas pede pra devolver as chaves e deixar a pousada limpinha. Você pensa: "Moleza! Vou assinar e partir pra arriba 🌮!".


TCHARAAAN! Eis o significado de protocols em Swift! 🎉🎉


Não entendeu bem? Então, desce aí que te explico.


 

Tá, eu sei. A relação de protocols e Caribe não fez o menor sentido. Mas fica aí a minha dica de destino pra suas próximas férias.


Como já dizia o bom e velho dicionário, "contrato" é um acordo em que duas ou mais pessoas assumem certos compromissos ou obrigações ou asseguram entre si algum direito. Em outras palavras, quando você assina um contrato, você assume as obrigações que estão descritas nesse documento.


No código, quando um objeto assina um contrato ou, falando de um jeitinho Swift, conforma com um protocol, esse objeto "ganha" algumas obrigações, como as de atribuir valores em variáveis e/ou implementar as lógicas de funções.


Com isso, os demais objetos poderão se relacionar entre si através desses contratos (protocols), de uma maneira bem mais segura, uma vez que todos esses objetos terão a certeza de que as obrigações serão cumpridas.


Protocols estão em toda parte no Swift. Dá pra usar com Structs, Class, Enum e até mesmo entre os próprios Protocols. Várias boas práticas, como SOLID e design patterns, podem ser aplicados utilizando os protocolos.



Ou seja, você vai lidar com protocolos o tempo todo em Swift. Por isso, pra entender um pouco mais e com exemplos que vão desde carros da Tesla até um cafezinho, dá uma olhada no vídeo abaixo:




98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page