top of page

Como mudar o tamanho da tela quando o teclado aparece

Observar o tamanho do teclado em um aplicativo iOS pode ser um desafio. Às vezes, o teclado pode sobrepor outros elementos da interface do usuário, dificultando a interação com o aplicativo. Felizmente, em Swift, podemos monitorar o tamanho do teclado e ajustar a interface do usuário em conformidade. Neste artigo, vamos aprender como observar o tamanho do teclado em Swift.


Observando o teclado

O primeiro passo para observar o tamanho do teclado é registrar o seu aplicativo para receber notificações quando o teclado é exibido ou ocultado. Para fazer isso, podemos usar a classe NotificationCenter e adicionar os observadores necessários.


Aqui está um exemplo de código:

Exemplo de código para adicionar observadores
Adicionar essa chamada no `ViewDidAppear`

Nesse código, estamos registrando o nosso objeto (no exemplo acima, self) para receber notificações quando o teclado é exibido (UIResponder.keyboardWillShowNotification) ou ocultado (UIResponder.keyboardWillHideNotification). Quando essas notificações são recebidas, elas serão tratadas pelos métodos keyboardWillShow e keyboardWillHide, respectivamente.


Alterando o tamanho da tela

Agora, precisamos implementar esses métodos para lidar com as notificações e ajustar a interface do usuário de acordo. Aqui está um exemplo de código que ajusta a posição de um campo de texto quando o teclado é exibido:

Código que calcula o tamanho do teclado


Nesse código, estamos obtendo o tamanho do teclado a partir da notificação e, em seguida, ajustando as propriedades contentInset e scrollIndicatorInsets de uma UIScrollView para compensar o tamanho do teclado. Quando o teclado é ocultado, basta restaurar essas propriedades para os valores padrão.


Não esqueça!!!

É importante lembrar de remover os observadores de notificação quando não forem mais necessários. Podemos fazer isso usando o método removeObserver(_:name:object:) da classe NotificationCenter. Aqui está um exemplo de código para remover os observadores de notificação quando a visualização é removida da hierarquia de exibição:

Código para remover o observer do teclado

Com essas técnicas, podemos observar o tamanho do teclado em nosso aplicativo e ajustar a interface do usuário em conformidade.


O exemplo de código acima é apenas um exemplo básico, mas existem muitas outras maneiras de lidar com o tamanho do teclado em um aplicativo iOS.


 

Venha conhecer minha mentoria personalizada e tire suas dúvidas mais específicas de código, carreira, entrevista, evolução técnica e vamos juntos dar o próximo passo no seu objetivo.


112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page