top of page

Como montar o MVVM no SWIFT

MVVM um padrão muito conhecido e utilizado em vários tipos de projetos, por pequenas e grandes empresas.


É uma arquitetura ou também conhecido como Design Pattern Estrutural, as letras significam Model View ViewModel. Vamos falar de cada um delas:


Model

Toda parte que possui as entidades, modelo de negócio que vamos criar nossos objetos. Exemplo: Pessoa, Carro, Cachorro...


View

Responsável por apresentar e coletar as informações do usuário. Seja mostrar uma label com um texto, um alerta, exibir o botão e coletar a ação.


ViewModel

Onde fica nossa regra de negócio, quem de fato deve processar as lógicas, tomada de decisão, requisitar informações da API, ou seja, praticamente quase tudo kkkk.


Você encontra por ai vários tipos de implementações, seja usando por Reatividade (RxSwift ou Combine), Delegates ou closures. São formas de você levar a informação de volta para sua tela, então não necessariamente você utilizar somente um ponto, você pode trabalhar em projetos que usam RxSwift, ou outros que usam Closures, ou até mesmo que usam os 3 tipos conhecidos. Você é livre para montar da forma que achar mais conveniente e isso não quer dizer que seu projeto não é mais MVVM.


A arquitetura é mais uma organização de padrão e projeto, onde devemos seguir as boas práticas de trabalho de cada uma delas.


Quer entender mais como funciona e como implementar no seu projeto? Assista o vídeo e não esquece de deixar aquele Like e compartilhar no seu grupo de estudos.



Tem dúvidas de como implementar? Está com problemas de transformar seu projeto?

Deixe suas dúvidas aqui no comentário do post e vamos resolve-las.

 

Gostou do conteúdo? Achou interessante?

Então ajude compartilhando em suas redes e a espalhar o conhecimento em português sobre desenvolvimento iOS.


E convido você a conhecer a nossa mentoria em iOS, onde iremos trabalhar no seu desenvolvimento e desempenho de carreira. Vamos entender em que ponto você está e te ajudar a alcançar o seu objetivo como desenvolvedor.


Tem dúvidas de como funciona? Conheça nosso FAQ ou chame pelo chat

687 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page