top of page

Como eu tornei o meu PIOR defeito como Desenvolvedor, minha MELHOR característica.

Atualizado: 3 de mar. de 2023

Sei que parece uma chamada de clickbait, mas confia em mim, no final deste artigo você vai ver que eu falei a verdade.


Bom, vamos lá! Meu nome é Matheus Armando e trabalho na área de TI há pouco mais de 3 anos. Entrei na área por um projeto social que ajudava pessoas de baixa renda a aprender programação de graça e, caso se saíssem bem no curso, eles ainda nos empregavam.


Desde a época do curso, eu notei qual era o meu maior defeito como desenvolvedor.


Conforme as aulas passavam, eu reparava que todo mundo simplesmente entendia tudo que o professor falava de primeira. Todos conseguiam fazer o exercício uma vez para entender tudo que o professor queria passar, e as dúvidas que ficavam o professor sempre mandava mais um material de leitura complementar.


Era claro pra mim que eu não era do tipo que aprendia rápido, não era do tipo que aprendia lendo, por que simplesmente eu não conseguia acompanhar o ritmo da galera e Com isso, eu ia ficando cada vez mais para trás dos meus amigos do curso por conta desse defeito.


E para resolver isso, criei meu próprio mecanismo de estudos. Eu não fazia simplesmente os exercícios que o professor passava. Eu fazia o mesmo exercício criando 5, às vezes 10 soluções diferentes para o mesmo problema.


Gravava as aulas do professor com meu celular e assistia em loop várias e várias vezes como se fosse uma final de copa do mundo haha.


E o mais importante, o que de fato foi a virada de chave, comecei a chegar mais cedo junto com alguns amigos e tentava ensinar a eles o que eu tinha entendido e aprendido. Isso foi meu game changer, pois acabou se tornando meu principal mecanismo de aprendizado, por que pra ensinar pra eles eu tinha que primeiro entender por completo do que eu tava falando, já que eu era o pior aluno da sala, se até eu entendesse sobre oque eu tava falando com certeza todos os meus amigos e companheiros do curso iam entender.





Hoje em dia, trabalho com desenvolvimento iOS e, além de ajudar meus companheiros de squad no dia a dia com código, meu maior mecanismo de estudos ainda é ensinar, criei um canal no YouTube onde ensino tudo que sei sobre desenvolvimento iOS. E foi assim que tornei meu PIOR DEFEITO de não ser um excelente aprendiz em minha MELHOR CARACTERÍSTICA, fazer de tudo para ensinar de uma maneira que até eu mesmo entenda.


a propósito esse é o meu canal haha caso tenha interesse: https://www.youtube.com/channel/UC0hMRLsqOwaQdcecPne0xRw


e esse é o meu linkedin caso você tenha uma dúvida mais especifica é só me chamar ! haha https://www.linkedin.com/in/matheus-armando-h-silva/

177 visualizações1 comentário

1 Comment


Muito bom.. obrigado mano


Like
bottom of page